Lucros, dividendos e pró-labore: você sabe a diferença de cada um?

13 Novembro 2019 | Empresa

A distribuição de lucros e dividendos varia de empresa para empresa e, para realizá-la, é importante saber a diferença entre os dois. Quer entender melhor? Venha com a gente!

Lucro representa a diferença entre o faturamento geral da empresa faturou e os gastos. Para calculá-lo, basta diminuir as despesas do valor faturado. O que sobrar, desde que positivo, é chamado de lucro.

Já o dividendo é o percentual do lucro destinado aos sócios da empresa. Por exemplo: se você tem um negócio com mais um sócio e o seu lucro foi de R$1.000,00, o dividendo será a porcentagem desse valor destinada a você e ao outro proprietário.

Por lei, as sociedades anônimas devem destinar pelo menos 25% dos lucros aos investidores. Já para as limitadas a determinação é a participação dos sócios nos lucros e perdas, proporcionalmente a suas quotas. Também existe a possibilidade de não haver distribuição dos ganhos, desde que descrito no contrato social da companhia.

A destinação de dividendos é feita de acordo com a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de cada ano, e eles são livres de impostos, já que a empresa pagou todos os tributos antes de distribuí-los. É importante ressaltar também a diferença entre dividendos e pró-labore.

O pró-labore consiste no pagamento de algum serviço prestado por um administrador da empresa. Nesse caso, ele pode receber tanto o dividendo quanto o pró-labore, sendo que deste último deve ser descontado o Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), além do INSS.

A tributação sobre lucro geralmente consiste no IRPF e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Os valores vão depender do regime tributário escolhido pela empresa.

Quer saber mais sobre a tributação de lucros e dividendos, além do regime tributário mais vantajoso para você? Vem pra Contar!