Chega de travar uma guerra contra suas finanças. Game of Thrones ensina como

24 Junho 2019 | Empresa

Uma das séries de maior sucesso no mundo chega ao final com um saldo de milhões de fãs - só de americanos, segundo o New York Times, foram mais de 16,5 milhões que assistiram ao último episódio da 7ª temporada.

Que a superprodução, baseada nos livros de George R. R. Martin, foi um sucesso de enormes proporções todos sabem. Mas poucos têm conhecimento das lições preciosas que ela deixou nas entrelinhas e que, apesar de ser uma obra de ficção, podem salvar, de verdade, a sua vida financeira.

E você sabe dizer quais são?

Então vamos lá!

Lição número 1 – Agir hoje, pensando no amanhã.

As ações de Danaerys Targaryen, na série, retratam uma ótima visão de longo prazo. Ela começou do nada. Depois de exilada, estuprada, tendo perdido o bebê e o marido, partiu com apenas três pequenos dragões. Investiu todas as suas forças na criação deles e na conquista de exércitos e seguidores para atingir o grande objetivo da sua vida: tomar o trono de ferro que era seu por direito.

Na vida financeira, essa visão de longo prazo é imprescindível para quem quer ter sucesso: estabelecer, de forma clara, seu objetivo, focar nas ações e ser consistente, mesmo que obstáculos surjam pelo caminho, são atitudes imprescindíveis ao sucesso.

Lição número 2 – Honre sempre suas dívidas

O melhor exemplo para quem quer ter um bom controle financeiro é este, dado pela família mais rica de Westeros: sempre honre suas dívidas. Foi dessa forma que os Lannister construíram sua boa imagem e conseguiram tudo o que precisaram.

Na vida financeira, também é assim: quem faz seus pagamentos em dia e mantém um bom nome no mercado consegue os financiamentos e as parcerias que deseja para crescer, além de evitar gastos exorbitantes com juros.

Lição número 3 – A importância de ter sempre um Plano B

A morte do patriarca dos Stark levou a família a uma série de perdas que poderiam ter sido evitadas se houvesse um Plano B para a sucessão. Da mesma forma, na vida financeira, sem um Plano B, ficamos vulneráveis e podemos sofrer graves consequências.

Lição número 4 – Não gaste como um rei

Gastos exagerados trazem péssimas consequências. Na série, Robert Baratheon, ao destronar o “Rei Louco”, gastou desenfreadamente com bebidas e prostitutas, deixando Westeros afundado em dívidas e sua esposa numa situação muito delicada, após sua morte.
Nas finanças pessoais, também é importante estabelecer limites e respeitá-los, para que as consequências não acabem com o dinheiro e a paz da família.

Lição número 5 – Só quem está bem preparado resiste a duras batalhas

Bran Stark, para acabar com o exército dos mortos e assassinar o Rei da Noite, elabora um plano em que ele mesmo serve como isca. Esse episódio vem demonstrar o quanto é importante estar bem preparado e ter estratégias para conseguir encarar, com sucesso, as batalhas. Da mesma forma, na vida financeira, é imprescindível estar bem preparado, com objetivos claros e um plano bem definido, para não ser derrotado facilmente.

Lição número 6–Tenha uma boa reserva para enfrentar os momentos difíceis

Para estar preparado para as batalhas, é fundamental ter uma sólida reserva de segurança. Cersei agiu desta forma quando, em vez de lutar contra os mortos, manteve suas reservas para o momento crucial, na batalha por Porto Real.

Da mesma forma, na vida financeira, só está de fato protegido em períodos difíceis quem constrói uma boa reserva de segurança - que é aquele dinheiro guardado para emergências.

Lição número 7 – A melhor estratégia nem sempre é a mais óbvia

Na Batalha dos 5 Reis, enquanto todos investiam pesado, muitos até perdendo tudo o que tinham, Arya partiu para uma estratégia completamente diferente: usou o seu tempo e toda sua energia para se tornar uma assassina profissional e aprender a usar "as muitas faces”.

Na vida real, também preciso saber o momento de rever os planos e buscar novos caminhos para obter o sucesso desejado.

Gostou das lições? Agora que você já sabe como evitar uma guerra contra as suas finanças, lembre-se de colocá-las em prática no seu dia a dia.

E poder Contar com a gente nesta missão!

Referências:

https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/planeje-suas-financas/noticia/8323093/final-de-game-of-thrones-5-licoes-que-a-serie-ensina-sobre-financas

https://blog.mobills.com.br/licoes-game-of-thrones-para-suas-financas-pessoais/