COMO A INFORMATIZAÇÃO AGILIZOU A ABERTURA E BAIXA DE EMPRESAS NO BRASIL

27 Fevereiro 2018 | Empresa

Um dos maiores impulsionadores do empreendedorismo no Brasil tem sido, juntamente com o aumento do desemprego, as mudanças no processo de abertura e baixa das empresas. Graças à informatização, todo o processo ganhou em rapidez e agilidade, encorajando o brasileiro a investir em seu próprio negócio.

O que mudou

Através dos atuais recursos tecnológicos, ficou mais fácil, para o empresário, encarar todo o processo. Desde 2015, este novo sistema já vem sendo implantado, primeiramente em Brasília, ampliando gradualmente sua abrangência para o restante do Brasil. No Rio de Janeiro, a abertura de empresa, disponível para negócios de baixo risco, pode ser realizada em até 7 dias, sendo feito, a maior parte do processo, online em portais da Receita Federal e da Junta Comercial do Estado. A previsão é que o processo seja reduzido posteriormente para até 2 dias e se estenda para abertura de negócios de alto risco e encerramento de empresas.

Toda essa unificação e simplificação de processos está sendo possível através da integração da administração pública da União, dos estados e municípios.

Com o novo processo, o empresário solicita a consulta de viabilidade de localização ou registro para sua empresa pela internet. Se a empresa for considerada de baixo risco, a licença de operação será obtida automaticamente. Para facilitar, o empresário pode acompanhar a situação de todas as licenças de suas empresas em tempo real, pelo próprio sistema.

Como funciona o encerramento de empresas

No caso de encerramento de empresas, todo o processo é online, de forma simples, e a resposta dos órgãos é dada em poucos dias. O empresário ganha tempo, já que o comparecimento aos órgãos é mínimo, e, com certificado digital, tudo pode ser feito pela internet.

Uma grande vitória contra a burocratização em que todos saem ganhando: o empresário que deseja empreender, gerar empregos e movimentar a economia e o empresário que precisa encerrar seu negócio, regularizar sua situação para poder retornar ao mercado.

Fontes:

http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/planejamento-tributario/

https://blog.sage.com.br/contabilidade-tributaria-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

https://conube.com.br/blog/regime-tributario

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contabilidadetributaria.htm

http://sincomaco.com.br/wp-content/uploads/sites/25/2016/09/4_abertura_de_empresas_no_brasil_aprov_8ago.pdf

https://rle.empresasimples.gov.br/rle/

http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1882258-sistema-para-abrir-empresas-em-uma-semana-em-sp-entra-no-ar.shtml

http://contadores.cnt.br/noticias/artigos/2015/10/15/para-que-serve-o-contador.html

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-contabilidade-para-a-empresa/66328/

http://lopesenobrega.com/noticias/contabilidade-importancia