O QUE É ANÁLISE TRIBUTÁRIA E POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE PARA A SUA EMPRESA

27 Fevereiro 2018 | Tributário

Análise tributária é o estudo realizado de diversos fatores, como porte do negócio, área de atuação, estudo de mercado, projeção de rendimentos, entre outros, para que seja definido qual o melhor regime tributário a ser adotado pela empresa. Uma escolha importantíssima, que pode definir o sucesso ou fracasso de um negócio, gerar pagamento de impostos desnecessários ou inadequados ou trazer problemas fiscais com a Receita Federal.

Através desta análise, é possível reduzir os valores de tributos de acordo com a lei, pagando o que é devido: nem além, nem aquém do que é necessário. Por ser uma escolha de tamanha importância, que não poderá ser mudada até o próximo ano, o ideal é que seja realizada por um contador, que tem a devida experiência e um profundo conhecimento no assunto.

Análise tributária - Quais são os tipos de regimes tributários?

Apesar de ser uma definição que deva ser feita por um contador, é fundamental que você tenha conhecimento do assunto. Conheça abaixo os modelos de regimes de tributação que podem ser adotados pelas empresas:

  • Simples Nacional

Neste modelo voltado para empresas com receita bruta de até R$ 4.800.000,00, os valores de alíquotas podem ser menores e ter uma agenda tributária simplificada, facilitando o controle. Mas, como as alíquotas variam de acordo com cada tipo de negócio, tem-se que analisar caso a caso para fazer a melhor escolha.

  • Lucro real

Qualquer empresa pode optar por este regime, cujas alíquotas são calculadas com base no lucro real, ou seja, receita menos despesas. Porém há empresas que são obrigadas a adotas esse modelo, como as que faturam acima de R$ 78 milhões por ano ou que sejam voltadas para o setor financeiro.

  • Lucro presumido

Qualquer empresa pode se cadastrar, desde que não seja obrigada ao lucro real. A tributação é com base no faturamento.

Como a situação da empresa pode variar ano a ano, é fundamental reavaliar anualmente se o enquadramento dela se mantém no mesmo regime ou se haverá mudança. É preciso avaliar o empreendimento e os tributos como um todo, nunca optar por determinado regime, por exemplo, porque irá pagar menos imposto de renda. Optar por outro regime pode ser que se pague maior PIS e COFINS. Por isso a importância de fazer uma análise completa e qualificada, com a orientação de um contador.

Fontes:

http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/planejamento-tributario/

https://blog.sage.com.br/contabilidade-tributaria-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

https://conube.com.br/blog/regime-tributario

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contabilidadetributaria.htm

http://sincomaco.com.br/wp-content/uploads/sites/25/2016/09/4_abertura_de_empresas_no_brasil_aprov_8ago.pdf

https://rle.empresasimples.gov.br/rle/

http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1882258-sistema-para-abrir-empresas-em-uma-semana-em-sp-entra-no-ar.shtml

http://contadores.cnt.br/noticias/artigos/2015/10/15/para-que-serve-o-contador.html

http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-contabilidade-para-a-empresa/66328/

http://lopesenobrega.com/noticias/contabilidade-importancia