As startups, que vêm impulsionando fortemente o mercado com toda a criatividade, inovação e novos recursos tecnológicos, assim como qualquer empresa, também exigem um bom controle financeiro. E, devido à rápida velocidade com que as coisas acontecem no mundo dessas empresas modernas, o acompanhamento da contabilidade precisa ser ainda mais atento.
Um trabalho bem feito e eficaz nesse sentido é importante não apenas para o sucesso e crescimento saudável do negócio, mas também para a conquista de investidores ou parceiros. Afinal quem não busca segurança para negociar, não é mesmo? E somente através de números precisos e bem organizados é que se pode ter uma visão concreta para não perder dinheiro.
Esta noção é adquirida por meio de apurações mensais do balanço patrimonial, do demonstrativo do resultado em exercício, do demonstrativo de fluxo de caixa e de um bom sistema de gestão empresarial (ERP). Muitos acreditam que os sistemas de gestão empresarial são voltados para empresas de maior porte, mais estruturadas e com maior número de funcionários, o que é um engano. Eles são uma excelente ferramenta também para pequenas empresas como startups. Através deles, é possível crescer de forma mais eficiente e estruturada, principalmente se tiver o sistema bancário on-line e a contabilidade integrados.
Outro ponto importante é saber separar as contas de pessoa física e jurídica e, desde o início, registrar, na contabilidade da empresa, todos os gastos e recebimentos devidamente.
Todo tipo de compra de equipamentos, móveis e materiais devem ser contabilizados e integrados ao balanço da empresa, a fim de evitar problemas no seu imposto de renda ou na declaração contábil. Misturar as contas de pessoa física e jurídica acaba por gerar balanços patrimoniais deficitários, com poucos ativos contabilizados, lucros inexistentes, já que algumas despesas não irão constar. Uma das consequências para startups é a dificuldade em adquirir crédito bancário, por geralmente não terem coerência contábil.
Uma boa contabilidade proporciona à empresa um melhor planejamento tributário, e o resultado provavelmente será de menos gastos com impostos. Isto é possível através da análise de qual regime pode ser mais vantajoso para o empreendimento no ano corrente. Uma boa assessoria contábil irá indicar também os benefícios fiscais e as leis de incentivo possíveis de usufruir.
Uma boa contabilidade pode trazer benefícios para a startup quando ela sabe utilizar as informações do seu balancete mensal nas suas tomadas de decisões. Por exemplo: se a maior parte do seu ativo circulante estiver em estoques, significa que a empresa investiu muito em volume e ficou com pouca liquidez imediata, ou seja, poucos recursos em caixa. Tendo em mãos e sabendo usar os dados do balancete corretamente, com o auxílio da contabilidade, as chances de sucesso da empresa são ainda maiores.
REFERÊNCIAS:
https://dnafinanceiro.com/blog/porque-startups-deveriam-gastar-mais-tempo-com-contabilidade/
http://www.smartalk.com.br/entenda-a-importancia-da-contabilidade-para-sua-startup/