COMO REDUZIR CUSTOS SEM PREJUDICAR A QUALIDADE DO SERVIÇO?

21 Janeiro 2020 | Consultoria

Independente do momento econômico, reduzir os custos de sua empresa é sempre uma medida bem-vinda, já que um orçamento mais enxuto pode aumentar suas reservas e ainda permitir melhorias e crescimento do seu negócio. A pergunta que fica é: como reduzir despesas sem perder a qualidade do serviço?

Se liga nas dicas que separamos para que o seu novo ano seja muito mais promissor.

Valorize a sua equipe

Esteja atento à produtividade de seus colaboradores, para que maximizem suas tarefas durante o expediente, evitando horas extras. Além de custarem mais, incidem sobre elas também os gastos pela permanência do empregado na empresa. Uma forma de desincentivá-las é estabelecendo premiações aos que tiverem melhor desempenho durante o horário normal de trabalho.

Estimule a melhoria da qualidade de vida na empresa, adotando medidas que promovam o bem-estar de todos. Antes de tudo, esteja atento ao cumprimento dos direitos trabalhistas e procure desenvolver, junto à equipe, um bom clima organizacional, um ambiente de resolução pacífica de conflitos e o incentivo à cultura do diálogo e da cooperação mútua. Deixe claro que as diferenças devem ser respeitadas.

Quando possível, permita o trabalho em casa como forma de estimular a produtividade. O colaborador poderá se sentir mais motivado e, além disso, você economizará recursos, como energia, água, entre outros.

Aproveite a tecnologia

Conte com o apoio da tecnologia para reduzir gastos e tornar sua empresa mais eficiente. Existem softwares de gestão que podem ajudá-lo a coordenar melhor o departamento de pessoal. Assuntos como férias, licenças, admissões, avaliação de competências e folha de pagamento podem ser mais bem gerenciados com ferramentas adequadas, que também podem ser usadas para aperfeiçoar a gestão financeira, planejar rotas, entre várias outras funções.

Ainda com apoio da tecnologia, é possível facilitar a comunicação dos profissionais por meios mais baratos (e-mails, videoconferências, plataformas virtuais). Existem aplicativos corporativos que são desenvolvidos para favorecer melhor controle de tempo, produtividade, acompanhamento de sites e redes sociais e acesso e montagem de arquivos à distância.

Uma folha de pagamento enxuta

Maneje seus investimentos adiantar pagamentos. Os impostos governamentais normalmente apresentam descontos para quem realiza a contribuição com antecedência. Fornecedores também costumam oferecer vantagens, principalmente no pagamento à vista. Caso seja inviável, procure negociar prestações de forma que o orçamento não seja prejudicado. Evite atrasos com parcelamentos, pois as taxas de juros costumam ser abusivas e podem colocar seu orçamento em risco.

 Fique de olho no seu estoque

O estoque bem acertado é imprescindível. O ideal é fazer compras por atacado e com antecedência, para ter acesso a preços mais baixos. Um processo mal elaborado mobiliza aquisições de insumos às pressas, o que, quase sempre, é bem mais caro. Vale observar produtos em estoque, para evitar que sejam danificados ou que passem da validade. Invista em uma rotina de fiscalização no local para evitar problemas.

Evite o desperdício – digitalize!

Além do trabalho na emissão, os impressos exigem catalogação, armazenagem e procura e fácil localização. Esse processo provoca perda de tempo e de produtividade. Fora que os documentos em papel ocupam espaço e gastos com material, enquanto, no meio eletrônico, é possível colocá-los em softwares para acesso através de qualquer computador habilitado.

Ser sustentável é indispensável

Medidas sustentáveis podem ajudar a diminuir custos na corporação. Além dos benefícios na receita da organização, é possível promover uma boa imagem para a empresa.

Oriente sua equipe a desligar os computadores na tomada ao fim do expediente, para evitar que os aparelhos fiquem em stand-by.

Utilize o ar-condicionado somente quando necessário, priorizando a abertura de janelas para ventilar o ambiente. Opte por lâmpadas econômicas e esteja atento ao uso correto da água, instruindo e incentivando colaboradores sobre a otimização desse recurso. Se necessário, realize campanhas nesse sentido dentro da empresa e instale torneiras econômicas no local.

Minimize o uso de copos descartáveis, presenteando seus profissionais com canecas retornáveis e personalizadas. Apesar do investimento inicial, haverá um bom retorno em longo prazo, com a utilização desses acessórios.

Havendo possibilidade, reaproveite ou venda os resíduos descartados em sua empresa. Colabore com o meio ambiente e aumente seu potencial empreendedor!

Agora é com você: adote o máximo possível e contabilize seus resultados.

Bons negócios!