A contabilidade, muito mais do que permitir o conhecimento exato do valor dos ativos, passivos, receitas, custos e despesas e a análise da situação atual da empresa, é uma ferramenta indispensável para um bom planejamento de suas futuras ações.
Através das informações coletadas pela contabilidade da empresa (notas fiscais, extratos bancários, etc), são gerados relatórios que permitem aos gestores delinearem os melhores rumos, eliminando ou reduzindo gastos, aumentando ganhos ou modificando investimentos.
Os relatórios gerados pela contabilidade são um retrato da saúde financeira da empresa. Os principais relatórios são:
Balanço patrimonial
Através do balanço patrimonial, é possível saber:
Com esses dados, é possível identificar, por exemplo, se a empresa tem condições de arcar com suas contas e dívidas, quanto ela tem em estoque e se haverá lucro a ser distribuído aos sócios, sem prejudicar a saúde financeira da empresa.
Demonstração do resultado do exercício
A demonstração do resultado do exercício demonstra o quanto a empresa teve de lucro ou prejuízo em um determinado período.
Demonstração do fluxo de caixa
Na demonstração de fluxo de caixa, são registrados: a entrada e saída de dinheiro da empresa. Nele são anotados 3 tipos de entrada/saída de dinheiro:
É muito importante um registro bem detalhado desse fluxo, para que se possa entender não apenas quanto foi gerado de caixa (dinheiro) pela empresa, mas também a sua qualidade e o reflexo em outros gastos. Por exemplo: um financiamento que gera caixa irá gerar também juros futuros ou um investimento que gera ganhos na operação da empresa, uma diminuição de bens.
Por se tratar de uma área bastante técnica, com termos e dados muito específicos, é papel do contador tornar os relatórios e informações acessíveis, de fácil compreensão pelos gestores e demais setores da empresa.
O que sua empresa ganha com um bom serviço de contabilidade
Em suma, através da contabilidade, é possível extrair muitos dados para importantes tomadas de decisão da empresa, o controle e acompanhamento das operações, além de facilitar o planejamento como um todo.
Fontes:
http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/planejamento-tributario/
https://blog.sage.com.br/contabilidade-tributaria-tudo-o-que-voce-precisa-saber/
https://conube.com.br/blog/regime-tributario
http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/contabilidadetributaria.htm
https://rle.empresasimples.gov.br/rle/
http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/
http://contadores.cnt.br/noticias/artigos/2015/10/15/para-que-serve-o-contador.html
http://lopesenobrega.com/noticias/contabilidade-importancia