Como a contabilidade pode ajudar sua empresa

24 Junho 2019 | Empresa

Muitos empresários não compreendem a importância do papel da contabilidade para o sucesso de uma empresa. Muito mais do que o setor responsável por números e obrigações burocráticas, ela pode exercer um papel ainda mais ativo, diretamente ligado ao seu plano estratégico. É aí que entra a contabilidade gerencial.

Você já ouviu falar em contabilidade gerencial?

Também conhecida como contabilidade de custos, tem por objetivo gerar relatórios direcionados para o futuro. Afinal, quem gerencia uma empresa não pode pensar somente no presente, não é mesmo? Precisa estar preparado para as oscilações do mercado, aumentos e quedas das moedas internacionais, possíveis crises econômicas, índices de pessoas empregadas, endividamento e muito mais!

Aplicar estratégias de contabilidade gerencial na sua empresa auxilia das seguintes formas:

-tomada de decisões estratégicas;

-previsão financeira;

-aumento da eficiência em todas as funções de gestão;

-fixação de alvo e planejamento e da melhor forma para atingi-lo;

-controle de custos de produção e de desperdício, aumentando assim o lucro da empresa.

Redução de impostos

Outra forma de a contabilidade contribuir para o sucesso da empresa é através da redução de impostos. Isso mesmo: um estudo cuidadoso, dentro das leis, sobre a melhor forma de recolhimento das taxas e que melhor se adapte ao seu negócio pode trazer um aumento significativo dos seus lucros.

Mudanças no regime tributário adotado e um sólido planejamento, além de possibilitar a redução da carga tributária que incide sobre sua empresa, trazem uma margem maior, permitindo que você invista no que realmente interessa.

E você? Como tem tratado a contabilidade nos seus negócios? Como apenas um departamento ou como parceira e aliada do seu crescimento?

 

Referências: https://capitalsocial.cnt.br/contabilidade-medias-empresas/

https://www.jornalcontabil.com.br/entenda-como-a-contabilidade-pode-ajudar-empresas-na-reducao-de-impostos/