Conheça o Vale-Cultura

17 Abril 2019 | Empresa

Já pensou em beneficiar seus funcionários com cultura?

 

Você sabe o que é o Vale-Cultura? Ele faz parte do Programa de Cultura do Trabalhador, firmado entre o antigo Ministério da Cultura (hoje incorporado ao Ministério da Cidadania) e o Sebrae, para levar aos funcionários de empresas acesso a diversos programas culturais, ao mesmo tempo em que dá a oportunidade para que pequenos e médios estabelecimentos atuem, em seus respectivos setores, através desse incentivo. Segundo João Henrique Sousa, presidente do Sebrae, é uma forma de motivar o consumo de um mercado que hoje representa cerca de 234 mil empreendimentos.

Como funciona?
O Vale-Cultura representa um auxílio de R$ 50,00 para ser usado em cinemas, museus, espetáculos, teatros, shows ou para comprar e alugar livros, CD, revistas e jornais.

O Vale-Cultura pode ser utilizado em todos os estabelecimentos credenciados e também na compra de instrumentos musicais ou em programas culturais com um valor mais elevado, já que é cumulativo.

Assim como o vale-transporte ou refeição, é mais um benefício adicional ao salário oferecido ao trabalhador, que permitirá a ele o acesso a programas que, até então, poderiam não estar na lista de consumo.

Há incidência de impostos?

Por não estar incorporado ao valor do salário do trabalhador, não há incidência de imposto sobre este benefício.

Quem pode receber?

Podem receber todos os trabalhadores de empresas que aderirem ao Programa de Cultura do Trabalhador.

Quem paga pelo Vale-Cultura?

Apesar de ser uma iniciativa do Governo, o valor é integralmente pago pela empresa que adere ao programa como forma de beneficiar seus funcionários.

O que sua empresa ganha em troca?

Sua empresa ganha de duas formas:

- benefício tributário: pode-se deduzir até 1% do imposto de renda devido, caso a concessão do Vale-Cultura atinja esse percentual, seguindo os moldes de outros programas de incentivo e patrocínio, que podem chegar a até 6%.

- benefício cultural: ao propiciar maior acesso à cultura para os funcionários, a empresa ganha indiretamente, através de uma equipe com melhor bagagem cultural, mais satisfeita e comprometida.

Referências:

https://www.contabeis.com.br/noticias/39419/uso-do-vale-cultura-sera-fomentado-nos-pequenos-negocios/

 

https://direitosbrasil.com/vale-cultura-como-funciona/