Entra em vigor o novo sistema da junta comercial do Rio de Janeiro

28 Setembro 2017 | Empresa

Entrou no ar, em 18/07/2017, o novo sistema da Junta Comercial do Rio de Janeiro (JUCERJA). Através dele, os usuários poderão acessar os serviços relacionados à Constituição, alteração e baixa de empresas.

Com o cadastramento de sua extensa base de dados, que contempla mais de 1 milhão de empresas, alguns problemas foram identificados. A JUCERJA se desculpa pelos transtornos apresentados pelo sistema nesta fase inicial de implantação, mas notifica que eles já estão sendo solucionados. Até 28/07, 5710 processos e 3230 certidões já haviam sido inseridas no novo sistema. 

O que muda com o novo sistema:
O novo sistema irá melhorar o ambiente de negócios do Estado do Rio de Janeiro, além de simplificar a tramitação dos processos e contribuir para a desburocratização da Junta Comercial. Através dele, será possível dar prosseguimento aos processos, sem a necessidade de comparecimento aos postos presenciais, além de tornar mais fácil a consulta de histórico de operações e o controle de utilização de guias bancárias.

Conheça os problemas identificados e o que já está sendo feito:
- LIVROS MERCANTIS: até o dia 3 de agosto, o sistema estará integrado ao posto de atendimento, na Rua do Lavradio, e no Protocolo Web;
- ABERTURA OU ALTERAÇÃO DE FILIAIS: o problema já foi identificado, e a equipe técnica do novo sistema está empenhada em solucioná-lo o mais brevemente possível;
- DELEGACIAS REGIONAIS JÁ INTEGRADAS: Barra do Piraí, Itaperuna, Niterói, Petrópolis, Santo Antonio de Pádua, São Pedro da Aldeia, Três Rios e Volta Redonda já estão integradas ao novo sistema e recebendo processos de registro. As demais unidades serão inseridas no início de agosto;
- PRAZOS COM VENCIMENTO DE 03 A 31 DE JULHO: a fim de corrigir possíveis atrasos causados pela transição de sistemas, por meio da portaria 1534/2017, a JUCERJA prorrogou todos os prazos de atendimento e cumprimento de exigências, vencidos de 03 a 31 de julho, para o dia 04 de agosto.
- CANAL DE ATENDIMENTO: a JUCERJA criou um canal de atendimento, por e-mail (atendimento@jucerja.rj.gov.br) , para simplificar a comunicação com os usuários. Ela solicita, a quem tenha enviado algum e-mail relatando problemas, que confirme se a questão foi solucionada. Caso persista, pede ao usuário para que entre novamente em contato, através do e-mail. Em tempo: pede compreensão aos usuários pelos transtornos ocasionados e informa que, devido à alta demanda ocasionada pela instabilidade no sistema, ainda não foi possível responder a todos os e-mails.

A Junta Comercial do Rio de Janeiro agradece a todos os usuários e parceiros pela compreensão e reforça que o novo sistema colocará o Rio de Janeiro na vanguarda pela desburocratização de processos.