Quais as etapas e os prazo para abrir uma empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro?

28 Setembro 2018 | Empresa

Passo a passo para a abertura de uma empresa:

  1. Informe-se!

Abrir uma empresa não é simplesmente criar um CNPJ. É necessário também conhecer o negócio e o mercado, para não perder tempo e dinheiro.

  1. Procure um contador!
  2. contador parceiro é o primeiro contato que um empresário terá e, com ele, poderá obter aconselhamento sobre o negócio e a burocracia que irá encontrar pela frente. Esse profissional irá auxiliar na abertura da empresa, que segue uma sequencia lógica de acontecimentos e cadastros:

A. Definição do formato do negócio

Na primeira etapa, é preciso definir o tipo societário: se será Empresa Individual (EIRELI), Sociedade Empresarial Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S A), etc. Essa escolha deverá acontecer levando em consideração o número de sócios, ramo de atividade e todos os detalhes que melhor atendem às características do empreendimento.

B. Registro

O Contrato Social funciona como a “Certidão de Nascimento” da empresa. Nele irão constar os sócios, o endereço, a atividade e todas as regras a serem seguidas no decorrer da sociedade. Esse documento deverá ser reconhecido em cartório, ter visto de um advogado e registro na Junta Comercial do Estado. Feito isto, será possível solicitar o CNPJ junto à Receita Federal.

C. Alvará de prefeitura e Inscrição Estadual

Com posse do CNPJ, é possível fazer o pedido do alvará de localização e funcionamento à prefeitura do município onde a empresa está situada. A Inscrição Estadual é exigida aos setores de comunicação, energia, comércio, indústria e transporte, pois terá de ser recolhido ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

D. Outras licenças

Conforme a atividade da empresa, outras licenças serão exigidas, tais como ambiental e sanitária. É necessário, para quase todos os tipos de negócios, um alvará do Corpo de Bombeiros para atestar o cumprimento das normas de segurança.

E. Certificado Digital

A Certificação Digital é fundamental a uma nova empresa. Além de ser necessária para a transmissão de notas fiscais, ela também serve para o cadastro de funcionários e a transmissão de diversas declarações federais e estaduais.

Conheça o tempo de abertura

O tempo para o registro de uma empresa está mais rápido do que se imagina. Entre a elaboração do contrato social e a obtenção da Inscrição Estadual, o prazo médio é de 15 dias, no estado do Rio de Janeiro. Os registros da prefeitura variam de acordo com cada município.

Referências:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-o-registro-da-sua-empresa,665cef598bb74510VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://osayk.com.br/quanto-tempo-leva-para-abrir-uma-empresa-no-rio-e-em-sao-paulo/e