Até que ponto ferramentas como WhatsApp contribuem para o seu desempenho e produtividade?

26 Setembro 2018 | Consultoria

Hoje, o celular permite que os funcionários de uma empresa estejam conectados ao trabalho quase que em tempo integral. Por outro lado, faz o papel inverso, no momento de trabalho, ao colocar o funcionário a um clique de distância de tantas distrações, através da rede ou de aplicativos.

Os benefícios dos apps são inúmeros: ganhamos em agilidade, tempo, praticidade, economia financeira e muito mais. A lista de vantagens que a tecnologia nos traz é enorme. Mas, em contrapartida, tem pontos negativos, como desperdício de tempo com outros assuntos, dependência (para quem se sente tentado a checar seus aparelhos a cada 10 minutos ou menos), isolamento social, ausência de foco, entre outros.

Na rotina empresarial, ferramentas como o Whatsapp vêm sendo largamente utilizadas, apropriando-se de todos os seus pontos fortes. O resultado tem sido, efetivamente, empresas mais ágeis, próximas de seus clientes, efetivas em resoluções demandadas pelas equipes internas.

Mas é muito importante estar atento se os funcionários estão realmente fazendo uso adequado dessas ferramentas ou se estão perdendo muito tempo com elas, para não desfavorecer o trabalho, comprometer resultados e acabar prejudicando a empresa em curto ou longo prazo.

É importante estabelecer algumas práticas nesse sentido, para não prejudicar sua produtividade. Experimente:

- estabelecer horários do dia para checar mensagens referentes a assuntos profissionais;

- em reuniões, deixar o aplicativo no silencioso ou desligado, para não perder o foco do momento;

- evitar o uso do WhatsApp enquanto estiver almoçando ou conversando com outras pessoas. Além de a conversa ser mais produtiva, será mais educado com quem estiver presente.

Sabendo equilibrar a frequência e a forma de uso, as novas ferramentas podem ser importantes aliadas do desempenho pessoal e da vida profissional.

Referências:

https://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/5278148/celular-item-que-mais-afeta-produtividade-trabalho-veja-lista-dos

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/whatsapp-como-ferramenta-de-improdutividade/95806/