Quais as vantagens de se ter um bom controle das finanças?

27 Maio 2019 | Empresa

Saber cuidar bem do dinheiro traz muito mais vantagens do que você imagina. Liberdade, tranquilidade e mais dinheiro estão entre elas. Mas, para conquistá-las, é preciso ter um bom controle do quanto se ganha e, principalmente, como se gasta.

Como você cuida do seu dinheiro?

O primeiro passo para o equilíbrio das finanças é ter toda a movimentação financeira organizada. Hoje os recursos são muitos: planilhas, aplicativos e até ferramentas que interligam a sua planilha com o site do seu banco. Seja qual for a maneira, o importante é que todas as despesas (das pequenas às grandes) estejam listadas, bem como todos os recebimentos. Assim fica muito mais fácil se programar para os gastos, a fim de que não ultrapassem os ganhos e as contas permaneçam em equilíbrio.

E sabe quais outras vantagens em ter esse controle das finanças?

Maior liberdade

Com dinheiro na conta, é possível fazer as coisas que desejamos quando quisermos. Temos liberdade para, por exemplo, fazer uma compra ou um passeio no momento em que as oportunidades surgem, em vez de precisar esperar ter recursos para poder usufruir.

Poder realizar sonhos

Ter as contas pagas em dia e uma folguinha no orçamento permite que você possa se programar para a viagem dos sonhos, a troca do carro ou a reforma da casa que tanto sonhou. Basta colocar no papel sua meta, calcular quanto você pode poupar todo mês e, o mais importante: ter consistência e foco para manter seu objetivo pelo tempo estipulado. Não desista! E logo, logo verá o sonho se tornar realidade!

Poder investir e ganhar ainda mais

Engana-se quem acha que é preciso ter muito dinheiro para fazer bons investimentos. Hoje em dia, é possível investir a partir de R$ 30 em aplicações que rendem mais que poupança. Informe-se sobre as melhores opções e deixe o seu dinheiro trabalhando para você! E se você criar o bom hábito de mensalmente fazer um acréscimo em sua aplicação, em pouco tempo verá os grandes benefícios desse pequeno esforço.

Ter uma aposentadoria mais tranquila

Poupando aos poucos, desde cedo, é possível conquistar os recursos necessários para, no futuro, usufruir de uma aposentadoria mais tranquila, sem ficar à mercê das incertezas da Previdência e do futuro do país. Mas, para isso, também é preciso foco em seu objetivo e não se desviar no decorrer do percurso. Lembre-se sempre do porquê está poupando e tudo ficará mais fácil.

Gostou das dicas? Tem algum assunto que gostaria que abordássemos aqui no blog?

Responde nos comentários!

Será um prazer esclarecer suas dúvidas e poder contribuir para o equilíbrio das suas finanças.

 

Referências:

https://jurosbaixos.com.br/conteudo/por-que-ter-controle-financeiro-e-tao-importante_/

https://blog.guiabolso.com.br/2018/05/14/por-que-eu-deveria-organizar-as-minhas-financas/