Quer começar 2020 com o planejamento impecável? Confira nossas dicas

03 Dezembro 2019 | Consultoria

1 – Faça uma análise SWOT da sua empresa.

A análise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) consiste basicamente em listar como sua empresa pode crescer, em que precisa melhorar, o que já é muito bom e deve ser mantido e, por fim, o que pode ameaçá-la de alguma forma. Fazendo essa análise, você consegue focar em pontos importantes e cruciais para que seu trabalho seja bem-sucedido.

 

2 – Estabeleça metas para o ano

Nesta lista, podem entrar desde itens simples, como reduzir o consumo de energia elétrica e papel até aumentar faturamento, criar parcerias, contratar novos funcionários, etc. A dica é listar metas possíveis, que casem com as necessidades mostradas pela análise SWOT, feita anteriormente.

 

3 – Crie um calendário de ações

É muito importante elaborar um calendário de ações de marketing na sua empresa. Assim, você consegue, por exemplo, preparar o seu estoque para épocas de aumento de vendas e pensar em ações promocionais para incentivar a arrecadação em momentos de baixa.

 

4 – Valorize seu funcionário

Escolher bem quem faz parte da sua equipe e valorizar os funcionários deve ser primordial em 2020. Seu colaborador pode ser o responsável pela resolução dos seus problemas ou pelo surgimento deles. Por isso não deixe de valorizar quem veste a camisa do seu empreendimento.

 

5 – Participe de eventos

Muitos eventos de negócios são promovidos em capitais pelo Brasil. Ao fazer o seu planejamento anual, inclua alguns deles em sua agenda para enriquecer a bagagem da sua empresa e estar por dentro das tendências do mercado.

 

Gostou das dicas?